Após vencer o Gauchão no último sábado, o Grêmio entrou em campo na noite de terça-feira (9) precisando virar a chave e focar na Libertadores da América, mas a equipe pareceu estar de ressaca da comemoração do título. Perdeu para o Huachipato (Chile), na Arena em Porto Alegre, pelo placar de 2 a 0.
Renato Gaúcho escalou um time com 5 novidades em relação ao time Campeão Gaúcho. Marchesín - assumiu o lugar do Caíque - ; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely - entrou no lugar de Kannemann que nem no banco ficou - e Mayk; Villasanti, Du Queiroz - substituiu o Pepê - e Cristaldo; Soteldo - voltou a ser titular depois da lesão -, Diego Costa e Galdino - entrou no lugar de Pavón -.
A bola rolou e com 30 segundos de jogo, Soteldo acertou a trave chilena. O que parecia ser uma noite tranquila para o torcedor que encheu a Arena, Loyola complicou. O lateral balançou as redes com um chute forte depois de um bate e rebate da zaga Tricolor. O Huachipato estava na frente no placar logo aos 12 minutos.
O Grêmio, mais uma vez, tinha que correr atrás do resultado adverso e assim o fez. Perdeu inúmeras chances claras com Cristaldo, Diego Costa e Villasanti. A mais inacreditável foi protagonizada pelo camisa 10 gremista. Cuiabano, que entrou no lugar de Mayk machucado, cruzou forte e rasteiro para o meia dentro da pequena área, sem goleiro chutar no travessão. Na sequência do lance, Cristaldo caiu no chão incrédulo, sem acreditar no gol perdido, e ficou em cima da linha do gol. A bola seguiu em campo e, após bate e rebate, sobrou para Villasanti empurrar para o gol, mas o jogador gremista estava no caminho e, em posição de impedimento, anulou o que seria o primeiro gol Tricolor.
Para completar a tragédia do primeiro tempo gremista, o time chileno, na segunda oportunidade para marcar, marcou. Montes acertou um chute de fora da área aos 49 minutos. O Tricolor foi para o vestiário abaixo de vaias.
No segundo tempo a história não mudou. O Grêmio continuou perdendo chances. Cristaldo e Diego Costa tiveram as melhores chances. A pressão gremista resultou em mais espaços para os chilenos, que quase ampliaram o placar em duas oportunidades. Placar final: Grêmio 0 x 2 Huachipato.
Grupo C
1º - Huachipato 4
2º - Estudiantes 4
3º - The Strongest 3
4º - Grêmio 0
O Tricolor volta a jogar pela competição continental na terça-feira (23), às 19h, na Argentina contra o Estudiantes.