O segmento agropecuário do Rio Grande do Sul continua a apresentar um desempenho positivo, registrando altas significativas tanto em valor quanto em volume nas exportações, de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Relatório de Comércio Exterior do Agronegócio, divulgado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), elaborado por sua equipe econômica, revela um expressivo avanço em outubro, com um aumento de 19% no valor e de 21% no volume das exportações em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, observa-se um incremento de 12% no valor exportado, totalizando 1,6 bilhão de dólares em 2023, comparado a 1,4 bilhão de dólares em 2022, além de um crescimento de 26% no volume exportado, alcançando 2,4 milhões de toneladas em 2023 contra 1,9 milhão de toneladas no ano anterior. O setor agropecuário gaúcho foi responsável por 74% do valor e 92% do volume total exportado pelo estado. No ano, o montante atingiu 13,3 bilhões de dólares, representando um aumento de 4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o volume cresceu 6%, atingindo 19,1 milhões de toneladas.
De acordo com o relatório, os principais parceiros comerciais foram a Ásia (excluindo o Oriente Médio), com 958 milhões de dólares e 1,6 milhão de toneladas, e a Europa, que adquiriu 253 milhões de dólares, sendo 212 milhões de dólares destinados à União Europeia. Em seguida, estão o Oriente Médio (116 milhões de dólares), América do Norte (76 milhões de dólares), América do Sul (77 milhões de dólares), África (76 milhões de dólares), Oceania (6 milhões de dólares) e América Central e Caribe (25 milhões de dólares).
Em relação aos destinos das exportações, a China lidera com 729 milhões de dólares, representando 45,8% do valor. Na sequência, encontram-se Irã (4%), Estados Unidos (3,9%), Bélgica (3,3%) e Indonésia (3%).
Foto: Campo Soberano
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)