Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou as indicações de Flávio Dino para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República. O comunicado oficial foi feito pelo Palácio do Planalto.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, já recebeu as indicações do Presidente.
Agora, Dino e Gonet vão passar por sabatina e precisarão da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, assim como do plenário da Casa. Posteriormente, aguardarão a cerimônia de posse organizada pelos respectivos órgãos.
O novo ministro do STF assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos, no início do mês. Rosa foi nomeada pela então presidenta Dilma Rousseff, em 2011.
Pelas redes sociais, Dino disse que está “imensamente” honrado com a indicação. “Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Agora, buscarei o apoio honroso dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações, carinho e manifestações de solidariedade", afirmou.
Foto: Gabriela Biló
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)