Cheia do Guaíba ameaça região sul do Estado
Últimas Notícias
Publicado em 24/11/2023

A situação crítica do Guaíba, que atingiu o maior nível desde 1941, pode se agravar ainda mais nos próximos dias e afetar a região sul do Estado. Isso porque as águas do estuário da capital deságuam na Lagoa dos Patos, que é o maior reservatório de água doce do Brasil e que abastece diversas cidades da região. Se o nível da lagoa subir rapidamente, há o risco de inundações semelhantes às de setembro, que deixaram centenas de pessoas desalojadas na Colônia Z-3 e no Pontal da Barra, em Pelotas.

A previsão de mudança na direção do vento para leste no sábado (25) é um fator que preocupa as autoridades, pois favorece o fluxo de água para dentro da lagoa e dificulta o escoamento pelo Canal São Gonçalo, que liga a Lagoa dos Patos à Lagoa Mirim. A Defesa Civil está em alerta constante e monitora o nível da lagoa e do canal, além de manter contato com os moradores das áreas mais vulneráveis.

A Lagoa dos Patos recebe não só a água do Guaíba, mas também de outras bacias hidrográficas que estão sofrendo com as cheias, como os rios Jacuí, Taquari e Sinos. E esse é o grande problema da região, elevação dos níveis por causa da incapacidade de escoamento em direção à Lagoa dos Patos e ao canal da Barra. 

Em caso de inundação, a população deve entrar em contato com a Guarda Municipal, pelo 153, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, que acionarão também a Defesa Civil.

 

Foto: DP.

 

Comentários