Ministro defende debate sobre horário de verão
17/11/2023 10:17 em Últimas Notícias

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta sexta-feira (17) que é favorável a uma discussão sobre a volta do horário de verão, considerando não apenas a economia de energia, mas também os efeitos da mudança nos hábitos da população. 

O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo governo Jair Bolsonaro e, em 2023, a equipe técnica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também avaliou que não havia necessidade de retomá-lo, pois não haveria impacto significativo na geração e no consumo de energia. O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora para aproveitar melhor a luz natural entre os meses de outubro e fevereiro.

A questão voltou à tona depois que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou uma carta a Lula pedindo a retomada do horário de verão e apontando um aumento estimado de 10% a 15% no faturamento dos estabelecimentos. Segundo a Abrasel, o horário de verão faz com que as pessoas fiquem mais tempo na rua e consumam mais nos bares e restaurantes.

 

Foto: G1.

COMENTÁRIOS