França inicia retirada de cidadãos do Níger devido à situação de segurança em Niamey
Últimas Notícias
Publicado em 01/08/2023

A França vai iniciar nesta terça-feira (1º) o processo de retirada de seus cidadãos do Níger, em resposta à tensa situação em Niamey, a capital do país. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores francês em um comunicado oficial. A decisão de evacuação deve à "violência contra nossa embaixada anteontem (domingo) e a fechamento do espaço aéreo, o que impede nossos compatriotas de deixarem o país por meios próprios".

O comunicado afirmou que as autoridades francesas estarão disponíveis para auxiliar na saída dos cidadãos europeus que solicitam ajuda durante a retirada. Atualmente, quase 600 franceses encontram-se no Níger, eliminando aqueles que já estão em férias fora do país.

Na semana anterior, o Níger passou por um golpe de Estado entusiasmado pelo general Abdurahaman Tiani, que resultou na deposição do presidente eleito, Mohamed Bazum. O general justificou o golpe alegando a "deterioração da situação de segurança" no país, que foi afetado pela violência de grupos jihadistas, incluindo o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.

 

Foto: Agencia Brasil. 

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários