Após mais de um ano enfrentando índices negativos, a barragem Santa Bárbara, em Pelotas, alcançou uma recuperação completa nesta quinta-feira (27). A água começou a extravasar no vertedouro do principal manancial da cidade, marcando um momento significativo que não era visto desde 11 de julho de 2022. As chuvas expressivas registradas ao longo deste mês pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) foram determinantes para elevar o nível da reserva hídrica que abastece aproximadamente 60% da população local.
No dia 14 de julho, uma medição já apontava uma evolução no nível da barragem, que estava apenas 0,73 metro abaixo do vertedouro, após a ocorrência de chuvas intensas que totalizaram 113 milímetros em apenas dois dias. Uma semana depois, o nível reduziu ainda mais, alcançando 0,50 metro. Na segunda-feira (24), chegou a 0,47 metro, e na terça-feira (25), a marca era de 0,37 metro. Agora, na quinta-feira (27), a recuperação total foi alcançada com a notificação de mais 115 milímetros de chuvas desde a noite de terça.
Diante desse cenário positivo, na segunda-feira (24), a Prefeitura de Pelotas revogou o Decreto nº 6.690, que impunha restrições ao uso de água potável no município, limitando-o a atividades essenciais. Esse decreto estava em vigor desde o dia 6 de janeiro, quando o nível da barragem atingiu uma marca alarmante, com 1,60 metro abaixo do vertedouro. Em maio, o manancial chegou a registrar índices negativos que ultrapassaram 3,60 metros.
Foto: ASCOM.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).