Taxa de juros de concessões de crédito registra primeira queda no ano, aponta Banco Central
Últimas Notícias
Publicado em 27/07/2023

Pela primeira vez no ano, a taxa média de juros das concessões de crédito livre apresentou uma redução significativa, passando de 45,4% para 44,6% ao ano em junho, representando uma queda de 0,8 ponto percentual (pp) no mês. No entanto, em um período de 12 meses, os juros médios ainda tiveram um aumento de 5,6 pontos percentuais, de acordo com o relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Banco Central (BC), em Brasília.

No segmento de novas contratações para empresas, a taxa média de crédito ficou em 23,1% ao ano, apresentando uma redução de 0,7 pp no mês, embora ainda tenha registrado um aumento de 0,5 pp em 12 meses. Já nas contratações com as famílias, a taxa média de juros atingiu 59,1% ao ano, registrando uma redução de 0,8 pp no mês, porém, com um aumento considerável de 7,6 pp em um período de 12 meses.

Vale destacar que o crédito livre permite aos bancos a autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes.

 

Foto: Agencia Brasil.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários