O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) que o Índice de Preços ao Produtor (IPP) que monitora os preços na "porta da fábrica" da indústria extrativa e de transformação, apresentou uma queda de 2,72% em junho. Essa taxa representa uma desaceleração em relação ao recuo de 2,88% registrado em maio (dado atualizado após -3,07%).
O IPP é utilizado para acompanhar a evolução dos preços dos produtos industriais antes de considerar impostos e fretes. Ele engloba tanto a indústria extrativa quanto 23 setores da indústria de transformação. Com a queda registrada em junho, o IPP das indústrias de transformação e extrativa acumulou uma redução de 6,46% no ano até o momento. Além disso, a taxa acumulada em 12 meses ficou em expressivos -12,37%.
Olhando para os setores individualmente, a indústria extrativa teve um recuo de 10,52% em junho, seguindo o declínio de 9,32% registrado no mês anterior, em maio. Já a indústria de transformação registrou uma baixa de 2,33% em junho, uma desaceleração em relação à queda de 2,53% no IPP de maio.
Foto: UOL.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).