Segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, ele seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo.
O documento tem como propósito destacar o cultivo da agricultura familiar na produção agrícola brasileira. Os dados foram obtidos através de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação do anuário coincide com uma semana em que se celebra o Dia Internacional da Agricultura Familiar, comemorado em 25 de julho, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).
De acordo com o anuário da Contag, a agricultura familiar brasileira desempenha um papel crucial no abastecimento do mercado interno, fornecendo produtos saudáveis e adotando práticas de manejo sustentável dos recursos ambientais.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).