Nesta terça-feira (25), secretários de Estado e membros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) se reuniram para abordar a demora no restabelecimento de energia elétrica em pontos da zona sul do território gaúcho. O encontro foi realizado na Casa Civil, no Palácio Piratini.
Há 11 dias, diversos locais atendidos pela CEEE Equatorial estão sem luz após a passagem de um ciclone extratropical que trouxe consigo chuvas intensas e ventos fortes para grande parte do Estado. Com o objetivo de buscar soluções diante da falta prolongada de energia, a reunião define os rumores para demandar ações da empresa distribuidora.
Vale ressaltar que os serviços de distribuição de energia elétrica são de titularidade da União, e a atuação da Agergs segue as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Diante da previsão de chuvas e ventos fortes causados pelo ciclone extratropical ainda em junho, uma agência entrou em contato com as distribuidoras de energia para verificar quais medidas preventivas estavam sendo atendidas, observando agir atentos em caso de falta de luz.
Foto: SECOM RS.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).