Quatro estados brasileiros seguiram a recomendação do Ministério da Agricultura e declararam emergência zoossanitária em virtude dos casos de gripe aviária detectados no país. A medida foi adotada pelos estados do Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins, com validade de 180 dias. No último dia 21, Santa Catarina já havia decretado a entrada na fase de emergência.
As declarações de emergência zoossanitária são fundamentais para permitir que os estados tenham acesso a recursos financeiros federais para a implementação de medidas preventivas e para enfrentar a doença. Com a coordenação entre os entes federativos e a união de esforços, espera-se conter a disseminação da gripe aviária, protegendo a avicultura brasileira e garantindo a saúde pública.
Essas ações do governo estadual são atendidas com as orientações do Ministério da Agricultura, que permitem aos estados acessar recursos da União para conter o avanço da gripe aviária. O governo federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio, liberando a liberação de R$ 200 milhões em recursos destinados a ações de controle e combate à influenza.
Foto: Canal Rural.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).