O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou a liberação de R$ 7,5 milhões para financiar projetos voltados à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do Brasil. Com a retomada desse investimento público, o objetivo é manter iniciativas que valorizem as culturas populares e tradicionais, bem como a diversidade linguística do país.
O Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), que prevê a destinação desses recursos, foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25) pelo Iphan.
As propostas poderão ser promovidas no período de 26 de julho a 8 de setembro, exclusivamente pelo meio da plataforma Transferegov, a nova ferramenta de download de recursos do governo federal.
Diversos segmentos têm a oportunidade de participar da seleção, incluindo órgãos e entidades do governo federal e estadual, instituições do ensino superior, organizações da sociedade civil, agências de desenvolvimento e organizações privadas relacionadas à cultura e à pesquisa.
O Iphan ressalta que as organizações da sociedade civil selecionadas devem celebrar convênios, enquanto os órgãos e entidades da administração pública estadual devem firmar termos de colaboração. Já as instituições federais serão responsáveis por termos de execução descentralizada.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).