Uma medida importante foi anunciada nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que determinou ao Google e ao Facebook a remoção imediata de anúncios falsos relacionados ao programa de renegociação de dívidas do governo federal, conhecido como "Desenrola Brasil ". Essa iniciativa visa proteger os cidadãos de possíveis golpes e fraudes perpetrados por meio de sites enganosos que usam o nome do programa.
A Senacon alertou que, em caso de descumprimento da experiência, as empresas poderão ser multadas em R$ 150 mil por dia. A preocupação em coibir esse tipo de ação veio à tona após o Ministério Público iniciar um inquérito para investigar a criação de sites fraudulentos, que visam aplicar golpes enganosos utilizando a temática do "Desenrola Brasil".
Tanto o Google quanto o Facebook têm um prazo de 48 horas para remover todos os anúncios falsos de suas plataformas. Além disso, a Senacon solicita que as empresas adotem medidas efetivas para evitar que conteúdos fraudulentos voltem a ser veiculados em suas plataformas.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).