O governo federal anunciou a autorização para a abertura de mais de 16 mil novas vagas em concursos públicos para diversos ministérios e órgãos federais, incluindo o Banco Central e agências reguladoras. Além disso, serão preenchidas vagas de concursos já realizados, visando fortalecer o quadro de servidores públicos em diferentes áreas.
Somente neste mês, foram publicadas as autorizações para a realização de 14 concursos públicos com 2.160 vagas disponíveis. A projeção é de que o impacto anual nos cofres públicos alcance R$ 546 milhões com essas novas contratações.
No mês de junho, outras 4.436 vagas foram autorizadas, representando um impacto de R$ 735 milhões no Orçamento. Somadas às vagas já abertas desde janeiro, o número total de oportunidades efetivas ultrapassa 8 mil.
Além disso, o governo também liberou 8.141 vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o momento, foram publicados três editais para 7,7 mil vagas, destinados aos cargos de agente de pesquisas e mapeamento, supervisor de coleta e qualidade, e agente censitário de pesquisas e mapeamento.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), desde o início do ano, já foram autorizadas ou abertas mais de 23 mil vagas para cargos públicos. Essas novas oportunidades são vistas como um impulso importante para o serviço público, proporcionando a renovação do quadro de servidores e o fortalecimento das instituições governamentais.
Foto: G1.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).