Novo medicamento contra obesidade será comercializado em 2024
Últimas Notícias
Publicado em 25/07/2023

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de 2023, o Wegovy, primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, só chegará ao mercado brasileiro em 2024. Apesar de já estar disponível nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega, os pacientes no Brasil terão que aguardar um pouco mais para ter acesso a essa nova opção de tratamento.

Quando aprovado, a expectativa era de que as canetas do medicamento contra a obesidade fossem disponibilizadas aos pacientes ainda no segundo semestre de 2023. No entanto, ajustes no processo de distribuição e regulação têm levado a um pequeno atraso na chegada do Wegovy às farmácias do país. 

De acordo com a Novo Nordisk, a empresa responsável pelo medicamento, a caneta de Wegovy 1 mg deve seguir o mesmo preço da caneta de 1 mg do Ozempic, cujo valor é cerca de R$ 1 mil em algumas drogarias consultadas. No entanto, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) estima que o preço máximo poderá chegar a R$ 2.484, dependendo do estado. Ainda assim, a Novo Nordisk esclarece que esse não é necessariamente o valor que será praticado nas farmácias.

Apesar da expectativa gerada com a aprovação do Wegovy, por enquanto, não há previsão de que o medicamento esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi aprovado para uso em adultos com obesidade ou sobrepeso associado a alguma comorbidade, e a farmacêutica já solicitou a extensão do uso também para adolescentes. Enquanto isso, o Saxenda, outro medicamento indicado para obesidade, mas de uso diário, já tem aprovação no Brasil para adolescentes acima dos 12 anos.

 

Foto: G1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).

 

Comentários