Frio e chuva voltam ao RS, e novo ciclone deve chegar na quarta-feira
Últimas Notícias
Publicado em 24/07/2023

Após um final de semana quente no Rio Grande do Sul, o clima se transformará nos próximos dias, trazendo mudanças significativas. De acordo com informações do Climatempo, já na segunda-feira (24), é esperada a chegada de chuvas no estado, concomitante pela volta do frio, graças à entrada de uma massa de ar polar.

A segunda-feira será marcada pela atuação de uma frente fria, o que contribuirá para a formação de instabilidades, especialmente no sul e sudeste do estado, com maior potencial para ocorrência de tempestades. Em Porto Alegre, a previsão é que as chuvas cheguem entre a tarde e a noite, e as temperaturas comecem a cair.

Na terça-feira (25), o cenário permanecerá inevitavelmente em toda a região centro-sul do Rio Grande do Sul. As chuvas mais intensas devem ocorrer no sul, com previsão de acumulações de 50 mm em Bagé e 60 mm em Rio Grande e Pelotas.

Na quarta-feira (26), o estado enfrentará a passagem de um ciclone próximo à costa da Região Sul, entre o Uruguai e o sul gaúcho. Esse fenômeno atrai chuvas intensas para o estado, Santa Catarina e Paraná. Segundo o Climatempo, o ciclone não deve provocar ventos tão fortes quanto o último que afetou o Rio Grande do Sul, mas ainda está prevista a ocorrência de rajadas de vento de 40 a 60 km/h, especialmente entre a quarta e quinta-feira (27).

Espera-se que o ciclone se afaste para o mar entre quinta e sexta-feira (28), e com isso, o tempo voltará a ficar mais estável. No entanto, com a entrada de ar polar, as temperaturas cairão significativamente. Na quinta-feira, o dia vai começar com frio intenso e há potencial para geada nas regiões oeste e sudoeste do estado. Na sexta-feira, uma área de geada se expandirá, abrangendo também a região central do Rio Grande do Sul.

Para o próximo final de semana, como indicam tempo firme, sem tendência de chuva. No entanto, o frio continua presente, o que requer atenção dos moradores para se manterem preparados para as baixas temperaturas.

 

Foto: g1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).

Comentários