A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quinta-feira, 20, que a proposta para regulamentar o mercado de créditos de carbono será enviada ao Congresso no próximo mês de agosto. Entretanto, ainda não foi definido se o governo encaminhará um projeto de lei específico ou se incluirá o tema em um dos dois projetos que já tramitam no parlamento, um na Câmara e outro no Senado.
A ministra participou da instalação da Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Conselhão, que conta com representantes do governo e da sociedade. O objetivo dessa comissão é recolher sugestões que ajudem o governo a elaborar o Pacote de Transição Ecológica, também conhecido como Pacote Verde.
Marina destacou que o governo tem o propósito de aproveitar ao máximo os dois projetos que já estão em andamento no Congresso, os quais tratam da regulamentação do mercado de carbono. Nesse mercado, as empresas podem financiar projetos de reflorestamento e desenvolvimento sustentável e, em troca, adquirem o direito de emitir gás carbônico.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).