Nesta sexta-feira, 21, a Casa Branca anunciou que algumas das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, incluindo Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, aceitaram aderir a princípios que visam tornar o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) mais seguro e transparente.
Essas empresas pioneiras na área se comprometeram a focar seus esforços em sistemas de marcação de conteúdo criados com IA, com o objetivo de reduzir os riscos de fraude e desinformação. Para garantir maior segurança, prometeram submeter seus programas a testes internos e externos antes de lançá-los, além de investir em cibersegurança. Ademais, elas concordaram em compartilhar informações relevantes sobre suas ferramentas com autoridades e pesquisadores, incluindo possíveis falhas identificadas.
Uma das principais metas é desenvolver técnicas robustas que permitam aos usuários identificar quando os conteúdos foram gerados por sistemas de IA, semelhante a um sistema de marca d'água. Essa medida visa aumentar a transparência e a confiabilidade das informações disponibilizadas através dessas tecnologias.
Foto: Dora Kaufman.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).