Relatórios da Abin revelam detalhes da organização dos atos golpistas de 8 de janeiro
Últimas Notícias
Publicado em 20/07/2023

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) compartilhou com a CPI dos Atos Golpistas 11 relatórios de inteligência que detalham as diversas frentes de organização da invasão dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro. Os documentos apontam o rastreamento de suspeitos envolvidos no financiamento e divulgação dos atos, além de descrever como o grupo se organizou por meio das redes sociais e planejou os ataques a torres de energia e sistemas de controle.

Dentre as informações fornecidas pela Abin, estão a identificação de 83 pessoas e 13 organizações que contrataram 103 ônibus fretados com o objetivo de transportar 3.875 pessoas para Brasília - todos os envolvidos já foram identificados. Segundo o mapeamento da agência, a maioria dos contratantes é proveniente das regiões Sul e Sudeste.

O relatório da Abin também identificou 272 caminhões que integraram comboios rumo a Brasília, a partir de 4 de novembro de 2022. A maioria desses veículos está registrada nos estados de Mato Grosso (136), Goiás (46), Bahia (46) e Paraná (26).

Do total de 272 caminhões, 132 estão registrados em nome de empresas, indicando possível envolvimento de grupos empresariais no financiamento do acampamento no QG do Exército. Os demais veículos, 140, estão registrados em nome de pessoas físicas, mas não pertencem a caminhoneiros autônomos. Os proprietários são sócios de empresas de médio porte do setor agropecuário.

 

Foto: g1. 

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários