A 118ª edição da Operação Desmanche, realizada em Pelotas na terça-feira (18), teve resultados significativos no combate ao furto e roubo de veículos na região. Duas pessoas foram presas e outras três foram detidas para esclarecimentos durante a operação. Além disso, foram apreendidas 75 toneladas de sucata automotiva.
Desde o início das operações em 2016, foram realizadas 117 edições, abrangendo 63 municípios e resultando na interdição de 160 desmanches irregulares. Ao longo desse período, mais de 90 pessoas foram presas em flagrante, e mais de 8 mil toneladas de sucatas foram apreendidas. Além disso, foram aplicadas multas no valor total de mais de R$ 1,3 milhão.
Um dos indivíduos foi preso em flagrante enquanto desmanchava um veículo roubado em Porto Alegre, no final de maio, em um estabelecimento local. Outros quatro locais foram vistoriados durante a ação, resultando em mais uma prisão por crime ambiental.
A força-tarefa dos desmanches é uma importante política pública que visa coibir a venda de peças sem origem e fechar estabelecimentos irregulares. Além disso, tem como objetivo reduzir roubos, furtos e receptações de veículos. A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS, Corpo de Bombeiros Militar, CEEE Equatorial e a empresa Gerdau, que é parceira no recolhimento da sucata.
Foto: DP.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).