A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será lançada em agosto, com um orçamento já definido. Durante coletiva de imprensa, a ministra revelou que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida será um dos carros-chefe do PAC.
Entretanto, a Tebet não divulgou os valores detalhados do orçamento. Apenas assegurou que a verba destinada às obras da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que atende famílias com renda de até dois intervalos mínimos, contará com um "orçamento considerável". Essa informação surge em meio às preocupações levantadas por diversos construtoras, que apontam que a verba atual de R$ 9,6 bilhões é insuficiente para atender a demanda do programa até o final do ano.
A ministra destacou que o tema da verba foi cuidadosamente discutido nas reuniões para a elaboração do novo PAC, mas enfatizou que o anúncio oficial dos valores cabe à Casa Civil e ao Ministério das Cidades. Por essa razão, Simone Tebet não revelou os montantes específicos nem para o Minha Casa, Minha Vida, nem para o PAC.
Ao ser questionada sobre possíveis aumentos ou estabilidade dos valores, a ministra afirmou: "Não posso dizer se vai aumentar ou ficar. Só posso dizer que [a verba] não vai baixar estável".
Foto: Agência Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).