O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) da ONU, lançou o edital Sertão Vivo, visando disponibilizar cerca de R$ 1 bilhão para projetos de segurança alimentar e adaptação às mudanças climatérica. A iniciativa beneficiará aproximadamente 250 mil famílias de produtores rurais em quatro estados do semiárido nordestino.
A cerimônia de lançamento ocorreu em Brasília, na sede do Consórcio Nordeste, contando com a presença dos presidentes do BNDES e da Fida, além do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da governadora do Rio Grande do Norte, representando o Consórcio Nordeste.
Os projetos selecionados seriam focos nos familiares, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, com ênfase em capacitar 40% de mulheres e 50% de jovens. As ações visam aumentar a resiliência dos sistemas de produção agrícola, preservar os recursos hídricos e recuperar os ecossistemas degradados, impactando cerca de 1 milhão de pessoas em 84 mil hectares.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).