Canguçu pode ter redução no número de vereadores devido à diminuição da população
Últimas Notícias
Publicado em 18/07/2023

Com base nos dados do Censo 2022, Canguçu poderá passar de 15 para 13 vereadores na Câmara Municipal devido à diminuição da população. O município teve uma redução no número de habitantes, de 53.259 no Censo 2010 para 49.680 na pesquisa mais recente. Conforme a legislação, o número de vagas de vereadores deve ser reduzido já na próxima eleição.

Uma projeção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), divulgada pela Folha de S.Paulo, revela que o número de vereadores nas Câmaras de várias cidades brasileiras pode sofrer alterações com base nos dados do Censo 2022. Enquanto Canguçu terá uma redução, outras cidades da região poderão ter um aumento no número de vereadores, de acordo com os dados populacionais.

O número de vereadores em cada município é definido com base no total de habitantes. Segundo a Constituição, cidades com até 15 mil pessoas devem ter nove vereadores. Para municípios com entre 30 mil e 50 mil habitantes, como Canguçu, o número é de 13 vereadores. Já municípios com entre 15 mil e 30 mil habitantes, como Arroio Grande, Jaguarão, Piratini e São José do Norte, que atualmente possuem nove vereadores, poderiam ter 11 vereadores. São Lourenço do Sul poderia aumentar de 11 para 13 vereadores. Pelotas, com 325 mil habitantes, poderia ter 23 parlamentares, acima dos 21 atuais. Conforme a Constituição, o número de vereadores é estabelecido entre 160 mil e 300 mil habitantes.

 

Foto: Câmara de Canguçu.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários