Autoridades ucranianas informaram que a Rússia mirou portos ucranianos em ataques realizados na noite de segunda-feira (17) e madrugada de terça-feira (18). Os bombardeios ocorreram um dia após Moscou suspender um acordo que permitia a exportação de grãos da Ucrânia para os países mais pobres.
Segundo a Força Aérea ucraniana, a Rússia utilizou drones e mísseis balísticos para atingir alvos nas regiões sul e leste do país. Não há informações sobre feridos até o momento.
Um incêndio foi registrado em uma instalação do porto de Mykolaiv na noite de segunda-feira (17), porém as autoridades afirmaram que ele foi rapidamente controlado e não deixou vítimas.
Além de Mykolaiv, o porto de Odessa também foi alvo dos ataques, sofrendo danos. A Ucrânia informou que os estragos foram causados por destroços de válvulas de escape russos abatidos. Algumas residências também foram danificadas.
Os portos de Odessa e Mykolaiv são pontos de acesso ao Mar Negro, pelos quais a Ucrânia realiza suas exportações de grãos.
Foto: Reuters.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).