Na manhã de ontem, um homem de 45 anos morreu soterrado por um muro de concreto, no Balneário dos Prazeres, em Pelotas, ao tentar retirar uma árvore derrubada pelo ciclone que atingiu a região na quinta-feira. A prefeitura emitiu uma nota, lamentando o ocorrido e alertando a população sobre os riscos da retirada das árvores caídas por conta própria.
De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, no sábado as equipes permaneceram no bairro até as 18h, atendendo o máximo de pedidos possíveis. As pessoas não devem retirar as árvores, mas sim comunicar a Prefeitura ou o Corpo de Bombeiros e aguardar que equipes de profissionais especializados façam o serviço com segurança. Ele afirma que as equipes estão mobilizadas para restabelecer a normalidade da cidade o mais rápido possível.
Desde a madrugada de quinta-feira, quatro equipes com 18 profissionais divididos entre técnicos e podadores com três caminhões e uma Kombi atuam diariamente de forma ininterrupta das 7h30 às 19h e já foram realizados 162 atendimentos para podas e supressão de árvores. As solicitações podem ser feitas através da Ouvidoria do Município pelos números (53) 3309-6012, (53) 3309-6003 ou 156.
Por Paola Fernandes
Foto: Gustavo Vara