O câncer no colo do útero foi responsável por 6.627 mortes no Brasil, em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, de 2023 a 2025, cerca de 17 mil mulheres podem ser diagnosticadas com o tumor, causado pelo papilomavírus humano (HPV). Esse vírus é facilmente transmitido na relação sexual, pois o contato com a pele infectada já é o suficiente para a contaminação.
A estimativa é de que em torno de 70% a 80% da população em geral tenha tido contato com o vírus. Existem inúmeros tipos de vírus, mais de 50 tipos de cepas diferentes e não são todos eles que vão causar o câncer. Tem alguns que causam só verruga e outros que nem se manifestam.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as mulheres entre 25 e 35 anos devem fazer os exames preventivos e as pacientes que forem diagnosticadas com alterações devem receber o tratamento correto. A Campanha Julho Verde-Escuro chama a atenção para a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce dos chamados cânceres ginecológicos. As meninas e meninos entre 9 e 14 anos de idade devem se vacinar contra o HPV.
Por Paola Fernandes
Foto: Arquivo