Em uma iniciativa conjunta, os Ministérios da Saúde e da Educação firmaram um acordo de cooperação nesta quinta-feira (13) com o objetivo de impulsionar a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
A medida permitirá que hospitais e postos de saúde estaduais e municipais tenham acesso aos dados do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o uso da tecnologia será fundamental para reduzir as desigualdades e garantir o acesso à informação para os usuários do SUS.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o aplicativo de gestão hospitalar tem sido utilizado com sucesso há uma década, contando com cerca de 50 mil profissionais de saúde em sua base de usuários.
"É um sistema testado e aprovado. Ele já é utilizado nos 41 hospitais universitários da Ebserh, com aproximadamente 3 milhões de acessos mensais e uma base de 25 milhões de pacientes cadastrados no sistema", afirmou Chioro.
Foto: Agencia Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).