Operação Metal combate furto de fios e cabos em Rio Grande e São José do Norte
Últimas Notícias
Publicado em 12/07/2023

Nesta terça-feira (11), mais de 80 policiais e cerca de 30 viaturas participaram da Operação Metal, uma ação coordenada para combater o furto de fios e cabos nas cidades de Rio Grande e São José do Norte. A operação conta com fiscalizações simultâneas em 15 pontos de reciclagem de sucatas, resultou na prisão de duas pessoas em flagrante por receptação e na apreensão de 15 quilos de material roubado.

Os furtos de redes elétricas de alta tensão em São José do Norte têm causado grandes prejuízos à população local, que frequentemente fica sem energia elétrica por vários dias. Esses crimes são cometidos por grupos especializados dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.

A operação foi executada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das empresas e serviços delegados (DPRCP), do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC), com apoio das delegacias da 7ª Região Policial e área técnica da CEEE Grupo Equatorial Energia para reconhecimento do material fiscalizado. O Grupo Equatorial ainda não fechou o semestre deste ano quanto ao furto de fios e cabos. Mas, em 2022, aproximadamente 110 toneladas de cabos foram furtadas, representando aproximadamente um prejuízo de R$ 7 milhões. Em 2021, foram 51,5 toneladas furtadas, representando um prejuízo em torno de R$ 5 milhões.

As cidades mais impactadas são, em quantidade de ocorrências, Rio Grande, São José do Norte, Porto Alegre e as cidades do litoral norte: Tramandaí, Capão da Canoa e Balneário Pinhal.

 

Foto: PC.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários