Otan realiza cúpula em Vilnius para discutir adesão da Ucrânia
Últimas Notícias
Publicado em 11/07/2023

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) deu início nesta terça-feira (11), em Vilnius, a uma reunião de cúpula de dois dias com o objetivo de definir um caminho claro e oferecer uma mensagem positiva à Ucrânia sobre sua adesão à aliança militar transatlântica. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que a intenção é enviar uma mensagem clara sobre o futuro caminho da Ucrânia

As demandas da Ucrânia para obter um roteiro definido sobre sua adesão à Otan após o fim da guerra com a Rússia são o ponto central do encontro de líderes da aliança militar na capital da Lituânia. Poucos minutos antes do início da cúpula, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou que a Otan definirá durante a reunião um caminho para a entrada da Ucrânia, embora sem estabelecer um calendário preciso.

Na segunda-feira (10), o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, reforçou seu pedido pela adesão à Otan, mas admitiu que isso não ocorrerá durante o conflito com a Rússia. Zelensky destacou que a Ucrânia merece fazer parte da aliança e ressaltou a necessidade de um sinal claro. Apesar das divergências internas sobre o tema, a Otan pretende demonstrar unidade em seu apoio à Ucrânia.

 

Foto: Correio do Povo.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários