De acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central, o mercado financeiro reduziu a previsão da inflação para este ano pela oitava vez consecutiva. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é esperado para encerrar o ano em 4,95%, enquanto na semana anterior a projeção era de 4,98%.
Apesar disso, a projeção ainda está acima da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2024, a expectativa é de que o IPCA fique em 3,92%.
A taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para alcançar a meta de inflação. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está agendada para agosto, e o mercado espera uma redução na taxa.
A projeção do Boletim Focus indica que a Selic encerre o ano em 12% e, para 2024, espera-se que a taxa recue ainda mais, terminando o ano em 9,5%. O boletim também manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,19% para este ano e prevê um crescimento de 1,28% em 2024. Quanto ao câmbio, espera-se que o dólar encerre o ano em R$ 5 e, para 2024, a projeção é de R$ 5,06.
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil