O Vaticano divulgou a lista de convidados para o próximo Sínodo, agendado para ocorrer em outubro, e uma das presenças notáveis será a do jesuíta James Martin, um destacado defensor dos direitos LGBTQIA+ dentro da Igreja Católica . O Sínodo Católico é uma assembleia convocada pelo Papa Francisco, em que questões cruciais relacionadas à fé serão mantidas.
Martin é conhecido por sua atuação à frente da organização Outreach nos Estados Unidos, que se autodenomina uma instituição católica LGBTQIA+ dedicada a publicar artigos, ensaios e fornecer informações para católicos LGBTQIA+, suas famílias, amigos e também para aqueles que ministram na Igreja Católica ao redor do mundo.
A organização enfatiza que embora existam algumas passagens na Bíblia que condenam a prática da homossexualidade, o livro sagrado também contém códigos morais e orientações éticas que são frequentemente ignorados pelos cristãos contemporâneos. Como exemplo, eles mencionam que no Novo Testamento, São Paulo instrui os escravos a serem obedientes a seus mestres e indica que as mulheres devem permanecer em silêncio nas igrejas.
Foto: O Sul.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).