Remédios para perda de peso são avaliados devido a possíveis riscos na Europa
Últimas Notícias
Publicado em 10/07/2023

O órgão regulador de medicamentos da Europa está empenhado em investigar remédios utilizados para perda de peso, após receber alertas preocupados sobre um possível vínculo entre esses medicamentos e pensamentos suicidas e automutilação entre os usuários. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) foi notificada pela Islândia sobre três casos no país, desencadeando uma análise minuciosa desses medicamentos.

A investigação da EMA está focada em medicamentos como Wegovy, Saxenda e outros semelhantes, incluindo Ozempic, que são conhecidos por ajudar na redução do apetite. Embora os efeitos colaterais desses medicamentos, como "pensamentos suicidas", já sejam listados nas bulas dos produtos, os relatos adicionais de casos preocupantes levaram à necessidade de uma análise mais aprofundada.

O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância (PRAC) da EMA, responsável pela condução da investigação, examinará não apenas os medicamentos específicos mencionados, mas também outros tratamentos dentro da mesma categoria ampla de medicamentos conhecidos como agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Essa autonomia do escopo da investigação visa garantir uma avaliação abrangente da segurança de todos os medicamentos relacionados usados ​​para perda de peso.

 

Foto: G1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários