O setor cervejeiro no Brasil demonstrou um crescimento expressivo no último ano, atingindo uma taxa de quase 12%. Os dados foram revelados no anuário da cerveja, divulgado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Atualmente, o país conta com mais de 1.700 estabelecimentos dedicados à produção de cervejas artesanais e industriais.
O estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de cervejarias registradas, totalizando 387 empreendimentos. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 310 cervejarias, seguido por Minas Gerais, que possui 222 estabelecimentos do setor. Esses números reforçam a importância dessas regiões na cena cervejeira nacional. Vale ressaltar que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de produtores de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Para este ano, estima-se que o volume de vendas no território nacional alcance a marca de 16 bilhões de litros, o que representa um aumento de 4,5% em relação a 2022, de acordo com dados fornecidos pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. O presidente da entidade afirmou que a padronização de regras no setor contribuiu para esses resultados promissores. Essa harmonização normativa influenciou um ambiente mais favorável ao desenvolvimento e crescimento das cervejarias, impulsionando a economia do país.
Foto: Agência Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).