Moradores de mais de 50 bairros de Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, estão sem água desde às 17h de sábado (8). As aulas desta segunda-feira (10) em pelo menos 40 escolas municipais e 17 estaduais da cidade foram canceladas pela Prefeitura.
Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema no abastecimento começou depois que uma bomba de recalque na Estação de Tratamento de Água parou de funcionar por problemas eletromecânicos.
No fim da tarde de domingo, equipes da empresa de saneamento substituíram o equipamento. A previsão é de que a normalização do serviço ocorra de forma gradual, até o fim da tarde de segunda-feira (10).
Ainda conforme a Companhia, apenas moradores dos bairros Planalto, Progresso, Tamoio e Begay possuem água, já que os locais são abastecidos com poços. O município já havia passado por falta de abastecimento em março, quando houve um problema na central de captação Lajeado da Cruz, deixando cerca de 60 mil habitantes sem água.
É importante ressaltar que a Corsan teve sua venda à iniciativa privada concluída nesta sexta-feira (7), com a assinatura do contrato entre o governo do RS e o grupo Aegea, vencedor de leilão de privatização realizado no ano passado. A Corsan atende a 317 municípios e foi vendida por R$ 4,151 bilhões.
Foto: G1 RS.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).