EUA intensificam apoio militar à Ucrânia com fornecimento de bombas de fragmentação
Últimas Notícias
Publicado em 07/07/2023

Nesta sexta-feira (07), os Estados Unidos emitiram um comunicado oficial  para confirmar sua intenção de disponibilizar à Ucrânia dispositivos explosivos com características de dispersão, que consistem em bombas que se abrem no ar, liberando múltiplas submunições menores.

Jake Sullivan, conselheiro de segurança do governo dos EUA, anunciou que o país pretende entregar milhares de armamentos dessa natureza ao povo ucraniano.

O uso de dispositivos explosivos com características de dispersão enfrenta oposição. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou sua clara discordância em relação ao emprego dessas armas, uma vez que elas possuem um amplo alcance e implicam riscos de danos involuntários.

De acordo com um oficial norte-americano, "o pior cenário para os civis na Ucrânia seria a vitória da Rússia na guerra", uma vez que os russos estariam utilizando dispositivos explosivos com características de dispersão no conflito. A Anistia Internacional, no início da guerra, chegou a acusar a Rússia de empregar esse tipo de arma no conflito. Naquela época, o governo russo negou veementemente estar utilizando dispositivos explosivos com características de dispersão na Ucrânia.

 

Foto: Oleg Solvang/ Human Rights Watch

Comentários