Após a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados durante a madrugada desta sexta-feira (07), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo espera a votação de outros três textos prioritários ainda no dia de hoje. Os temas em destaque são as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e o arcabouço fiscal.
Padilha se reuniu pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio da Alvorada. Ao deixar a residência oficial da Presidência, o ministro afirmou que a tramitação da reforma tributária foi um sucesso, com uma votação expressiva, resultado da estratégia correta do governo em respeitar o trabalho que já estava em andamento na Câmara e apoiar as negociações dos temas.
O presidente Lula conversou por telefone com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e fez questão de expressar seus agradecimentos pela importância histórica da votação na Câmara dos Deputados. Lula também elogiou o discurso proferido por Arthur Lira, destacando a grandeza da Casa durante esse momento.
Segundo Padilha, a atuação do relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), em incorporar elementos que já vinham sendo debatidos no Senado facilitará a tramitação do texto entre os senadores no segundo semestre.
Para o dia de hoje, Lira informou a Lula que os três temas prioritários do governo - Carf, PAA e arcabouço fiscal - estão na pauta e que o ritmo de votações será discutido com os líderes partidários.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil