O mercado brasileiro de chocolates está apresentando um cenário promissor, impulsionando tanto a produção e exportação quanto a geração de empregos. De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o setor de chocolates é responsável por cerca de 23 mil empregos diretos, destacando-se como uma importante fonte de trabalho no país.
Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), esse número é evidência a personalidade do setor para o mercado de trabalho. Nesta sexta-feira, a entidade comemora o Dia Mundial do Chocolate, destacando a contribuição da indústria de chocolates no Brasil.
Um levantamento realizado pela Abicab em parceria com a Consultoria KPMG revelou um crescimento de 9,8% na produção de chocolates no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume atingido foi de 219 mil toneladas. Em 2022, a produção totalizou 760 mil toneladas, representando um crescimento de 8% em relação a 2021.
Segundo a Abicab, o Brasil se destaca como um dos poucos países que possuem toda a cadeia produtiva de chocolates, desde a produção de amêndoas de cacau até os responsáveis pela fabricação do produto final. Essa integração permite uma produção de alta qualidade, apreciada tanto pelo grande consumo interno quanto pelo mercado internacional.
A indústria de chocolates no Brasil continua se fortalecendo, impulsionada pela demanda crescente e pelo reconhecimento da qualidade dos produtos nacionais. Além de gerar empregos, o setor contribui para a economia do país e para a valorização da produção nacional de chocolates. A celebração do Dia Mundial do Chocolate é uma oportunidade de reconhecer a importância desse mercado e apreciar os deliciosos produtos oferecidos pelos fabricantes brasileiros.
Foto: Agência Brasil.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).