Número de pedidos de refúgio no RS cresce mais de 15 vezes em um ano
Últimas Notícias
Publicado em 07/07/2023

No ano de 2022, o Rio Grande do Sul registrou um aumento surpreendente no número de pedidos de refúgio, com um crescimento de aproximadamente 1400% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) do Ministério da Justiça, enquanto em 2021 foram recebidos 58 convidados de refúgio no estado, em 2022 esse número saltou para 894.

Nos últimos anos, o estado vinha apresentando uma tendência de queda nos pedidos de refúgio desde 2019, quando foram registrados 261 pedidos (uma redução de 22 pedidos em relação ao ano anterior). No entanto, o cenário mudou de forma significativa no ano passado.

Os principais países de origem dos refugiados no Rio Grande do Sul são Cuba, Venezuela, Marrocos, Peru e República Dominicana. Além desses, também houve a chegada de refugiados de outras nações, como Marrocos, Peru e Filipinas. Um exemplo é o caso de Marjorie Ann, uma doméstica que deixou seu país de origem em busca de refúgio e proteção.

O aumento expressivo no número de pedidos de refúgio no estado reflete a complexidade das crises políticas, sociais e negativas enfrentadas por diversas nações ao redor do mundo. Essas pessoas buscam no Brasil uma oportunidade de recomeço e de garantir condições de vida mais seguras e estáveis.

 

Foto: G1 RS.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

 

Comentários