O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (06) que o governo está empenhado em criar as condições necessárias para impulsionar uma "nova revolução industrial" no país. Durante a reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Lula destacou a importância de investir em inovação e afirmou que o governo irá garantir os recursos necessários para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) impulsionar a economia.
Lula ressaltou a urgência de promover mudanças e enfatizou que o governo não tem tempo a perder. Ele afirmou que o objetivo é fazer uma verdadeira revolução industrial no país, tornando-o mais competitivo. O presidente ressaltou que faltam apenas três anos e meio para o término de seu mandato e que durante esse período ninguém poderá reclamar que o governo está atrapalhando.
O CNDI, criado em 2004, estava inativo nos últimos sete anos, mas agora retorna com a missão de construir uma nova política industrial para o Brasil. O conselho é composto por 20 ministros, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e 21 conselheiros representantes da sociedade civil, incluindo entidades industriais e representantes dos trabalhadores.
O conselho é vinculado à Presidência da República e tem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços como responsável pela presidência do colegiado.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Texto: Pablo Bierhals (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)