Governador Eduardo Leite busca investimentos no setor de semicondutores em Brasília
Últimas Notícias
Publicado em 06/07/2023

Na última terça-feira (04), o governador Eduardo Leite (PSDB), acompanhado pelos secretários da Casa Civil, Artur Lemos, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, esteve em Brasília para duas agendas relacionadas ao setor de semicondutores no Rio Grande do Sul. A comitiva se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e anteriormente com o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-mo.

Durante as reuniões, o governador apresentou o potencial do Rio Grande do Sul para receber investimentos na área de semicondutores. O estado possui uma estratégia bem definida e um plano de ação que inclui incentivos governamentais e qualificação por meio do ensino técnico especializado, além de benefícios fiscais.

Ao vice-presidente, Leite destacou a importância do apoio do governo federal nas políticas de fomento ao setor de semicondutores. Alckmin ressaltou as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltadas para tecnologias e afirmou o apoio da União na promoção dessa área.

"O Rio Grande do Sul possui um plano estruturado para atrair investimentos nessa área. Somos líderes em inovação no Brasil e contamos com uma mão de obra altamente qualificada. Somos um polo de inovação com todas as condições para atender às necessidades das grandes empresas de tecnologia", afirmou Leite.

Durante a reunião com o embaixador coreano, a secretária Simone ressaltou a solidez do ecossistema de inovação do estado como um atrativo para investimentos.

"Temos excelentes universidades, incluindo a melhor universidade federal do Brasil, além de institutos e organizações que fortalecem esse ecossistema. É fundamental que possamos demonstrar isso e fortalecer a interação com as diferentes empresas sul-coreanas que podem investir no Brasil", explicou.

A Coreia do Sul é reconhecida mundialmente como um dos principais produtores e exportadores de chips de computador, memórias e outros componentes eletrônicos.

 

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Texto: Pablo Bierhals (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)

Comentários