Nesta quarta-feira (05), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Resolução Fundoleite N° 3, que realiza ajustes de redação exigidos pelos órgãos de controle. Com essa divulgação, inicia-se uma nova fase no processo, em que as empresas selecionadas deverão apresentar os documentos necessários para dar início à contratação e ao pagamento dos projetos.
Ao todo, oito projetos foram aprovados pela comissão técnica e pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite). A reunião de liberação ocorreu em 28 de junho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, ressalta a superação dos entraves administrativos e jurídicos, destacando a importância desses projetos para o desenvolvimento da cadeia produtiva e do estado em geral. Os projetos aprovados somam quase R$ 10 milhões e visam desenvolver ferramentas de apoio e melhoria nos processos de produção, qualidade da matéria-prima e certificação de propriedades livres de doenças como tuberculose e brucelose.
Os próximos passos incluem a apresentação da documentação pelas empresas, a programação orçamentária, a efetiva contratação dos projetos e a liquidação dos mesmos. Com a resolução em vigor, espera-se agilidade no processo de pagamento do Fundoleite.
Projetos selecionados:
CCGL - Desenvolvimento de ferramenta de apoio à assistência técnica para melhoria da nutrição dos rebanhos
Friolack - Certificação de propriedades livres para tuberculose e brucelose
Italac - Aquisição de aquecedores
Lactalis - Fomento às exportações de produtos lácteos gaúchos, a partir da análise da presença de brucelose e tuberculose
PIA - Capacitar produtores em gestão da qualidade do leite
PIA - Capacitação dos produtores no uso da ferramenta smartcoop
Santa Clara - Disponibilizar assistência técnica para melhoria da qualidade da matéria prima
Stefanelo - Certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose
Foto: Fernando Dias/Seapi
Texto: Pablo Bierhals (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes)