Na noite de ontem, foi lançada a 12° edição do Festival Internacional Sesc de Música, que ocorrerá de 15 a 26 de janeiro de 2024, em Pelotas. O evento aconteceu no prédio do futuro Centro de Tecnologia da Faculdade Senac, na rua Félix da Cunha, 520.
Durante seu discurso, o presidente da Fecomércio do RS, Luiz Carlos Bohn, anunciou que a cidade terá um Núcleo de Orquestra Jovem do Sesc. Segundo ele, a cidade foi escolhida para ser a pioneira pela bagagem na cultura da música de concerto e também pelo festival acontecer aqui há 11 anos.
Em outras nove unidades do Sesc o projeto já existe e em Pelotas será uma extensão do festival. No segundo semestre serão realizadas as compras dos instrumentos musicais, com previsão de que o edital seja lançado ainda no início do próximo ano.
Nesta edição, os compositores homenageados são o brasileito Alberto Nepomuceno, o francês Gabriel Faurè e o tcheco Bedrich Smetana.
Durante os 11 anos de festival, o número de alunos participantes aumentou 52%. Em 2023 foram 335 alunos e para 2024, estima-se que 350 alunos participem.
Por Paola Fernandes
Foto: Flávio Neves