Festival de Gramado anuncia novidades para sua 51ª edição
Últimas Notícias
Publicado em 05/07/2023

O aguardado Festival de Gramado, em sua 51ª edição, promete uma programação diversificada e repleta de surpresas. Além de reforçar sua aposta no cinema documental, o evento irá apresentar, pela primeira vez, uma série em parceria com a plataforma Amazon Prime. Nesta terça-feira (4), foram reveladas as principais novidades, as homenagens e a seleção dos filmes que serão exibidos na cidade gaúcha entre 12 e 18 de agosto.

A abertura do festival contará com o documentário "Retratos Fantasmas", dirigido por Kleber Mendonça Filho. O diretor possui uma conexão especial com o Festival de Gramado, tendo lançado filmes aclamados como "O Som ao Redor" (2012) e "Bacurau" (2019) no evento. Sua mais recente obra foi apresentada em maio no Festival de Cannes, na França, e foi recebida com entusiasmo, com a plateia aplaudindo de pé.

O crescimento do cinema documental brasileiro motivou o Festival de Gramado a criar uma categoria dedicada ao gênero no ano passado. Nesta edição, os documentários selecionados serão exibidos presencialmente em Gramado, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar uma variedade de temas, que vão desde as trajetórias de figuras como o escritor Luis Fernando Veríssimo e o cineasta Roberto Farias, até conflitos sociais, impactos da pandemia de COVID-19 e questões ambientais.

Além dos documentários, outra novidade desta edição é a inclusão de séries na programação. O festival já vinha explorando o mundo do streaming desde 2017, quando apresentou o longa-metragem "O Matador", dirigido por Marcelo Galvão e produzido pela plataforma Netflix.

A programação do festival contará ainda com seis longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens gaúchos, 12 curtas-metragens brasileiros e 23 curtas-metragens gaúchos. Os cinéfilos terão a oportunidade de desfrutar de uma semana intensa de exibições e celebrar o melhor do cinema nacional.

 

Foto: Agencia Brasil.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários