Jair Bolsonaro é condenado e está inelegível até 2030
Últimas Notícias
Publicado em 30/06/2023

Na tarde desta sexta-feira (30) o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com o resultado do julgamento, a Corte declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até 2030.

 

O julgamento realizado na tarde desta sexta-feira (30), foi decretado após quatro dias de sessões para votos dos três últimos ministros. O ex-ministro Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, foi absolvido. A decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral tem validade, mesmo havendo a possibilidade de recurso.

 

Bolsonaro passou por um julgamento devido a um incidente ocorrido em 2022. No mês de julho, antes das eleições daquele ano, o então presidente convocou dezenas de diplomatas estrangeiros para uma reunião no Palácio da Alvorada, na qual divulgou notícias falsas sobre a insegurança das urnas eletrônicas e teorias da conspiração questionando a legitimidade das eleições. A defesa de Bolsonaro negou as acusações e afirmou que não houve divulgação de informações falsas nem intenção eleitoral no evento.

 

Durante esse episódio, Bolsonaro também fez acusações contra ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de seu principal adversário político, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

A ação que foi julgada pelo TSE foi proposta pelo PDT no ano anterior, acusando Bolsonaro de cometer ilegalidades eleitorais na organização e condução dessa reunião. O Ministério Público Eleitoral também apoiou a tese do PDT e solicitou a condenação e inelegibilidade. Jair Messias Bolsonaro é o terceiro ex-presidente do Brasil a ficar inelegível.

 

 

Foto: Reprodução

Por: Lidiane Lopes (sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).

 

Comentários