Os motoristas do estado do Rio Grande do Sul que escolheram parcelar em seis vezes o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) devem ficar atentos, pois o prazo para a quitação do tributo correspondente a 2023 se encerra nesta sexta-feira (30).
Para aqueles que optaram pelo pagamento à vista, o prazo já havia terminado na última semana de abril. Os inadimplentes poderão ser inscritos na dívida ativa do estado a partir de 15 de julho e ter seus nomes incluídos nos serviços de proteção ao crédito. Além disso, estarão sujeitos a multas e serviços de guincho e depósito do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), caso sejam flagrados em circulação.
O pedido de parcelamento do IPVA em seis vezes pôde ser feito pelos motoristas do Rio Grande do Sul até janeiro deste ano. Após esse prazo, não foi mais possível solicitar o parcelamento, mas o pagamento integral poderia ser realizado até o quarto mês do ano. Quem optar pelo parcelamento ganha descontos nas três primeiras parcelas.
Desde 2022, a Receita Estadual permite o uso do Pix como forma de pagamento do IPVA. Para processar o pagamento por meio do Pix, o motorista pode consultar o site da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) ou utilizar o aplicativo IPVA/RS. Em ambas as plataformas, é possível gerar um código QR para realizar o pagamento.
Foto: G1 RS.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).