Prefeitura de Pelotas autoriza a entrada de agentes de combate às endemias
Últimas Notícias
Publicado em 29/06/2023

Nesta quarta-feira (28) a prefeita de Pelotas,  Paula Mascarenhas, assinou  a Lei 7.179/2023, que permite a entrada de agentes de combate às endemias em imóveis fechados ou abandonados. Com essa mudança, os agentes terão autorização para detectar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissores de doenças como dengue, chikungunya e zika, mesmo sem o consentimento direto do proprietário.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Reinaldo Belezinha (PSD) e recebeu elogios da prefeita Paula Mascarenhas, que destacou o impacto direto na saúde pública do município e a importância da medida no combate às doenças transmitidas pelo mosquito.

A prefeita indicou a necessidade da ação, citando situações em que vizinhos de prédios mais altos identificam água parada em imóveis vazios, sem a possibilidade de entrar sem autorização do proprietário. Muitas vezes, os donos são desconhecidos, dificultando a resolução do problema.

A assinatura da lei contou com a presença do secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e da assessora do vereador, Ruchele Porto.

Desde o início de maio, a Prefeitura tem intensificado o monitoramento da situação da dengue em Pelotas, devido ao aumento de focos do Aedes aegypti. Até o momento, foram registradas 72 notificações de casos de infecção neste ano, sendo 43 apenas no mês de maio. A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde identificou 467 focos do mosquito, distribuídos por diversas regiões da cidade.

O bairro Fragata apresentou a maior concentração de focos do Aedes, com 224 registros, seguidos pelas Três Vendas, com 95 focos. Esses dados revelam a presença do mosquito em várias áreas de Pelotas.

Dos 72 casos notificados, nove foram confirmados como dengue, sendo um autóctone (contraído dentro do município) e os outros oito adquiridos em outras cidades. Onze casos foram descartados e 52 continuam em investigação pela Vigilância Epidemiológica.

A autorização para entrada dos agentes de combate às endemias em imóveis fechados ou abandonados representa um avanço no combate ao mosquito Aedes aegypti em Pelotas. Essa medida permitirá uma atuação mais eficaz no monitoramento e controle dos focos, ajudando a melhorar a saúde e bem-estar da população.

 

Foto: Prefeitura de Pelotas.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários