Ex-ministro da Agricultura e criador da Embrapa, Alysson Paolinelli falece
Últimas Notícias
Publicado em 29/06/2023

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli faleceu nesta quinta-feira (29), aos 86 anos, enquanto estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Além de sua atuação como ex-ministro, Paolinelli foi um dos principais responsáveis ​​pela criação da renomada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em duas ocasiões.

O velório de Alysson Paolinelli será disputado no Palácio da Liberdade, com início às 15h desta quinta-feira (29) e continuação às 9h30 de sexta-feira (30). O sepultamento está programado para as 11h de sexta-feira, no Cemitério Parque da Colina.

As indicações ao Prêmio Nobel da Paz ocorreram em 2021 e 2022, e resultaram na criação da Rede Paolinelli, uma coalizão que conheceu instituições do meio acadêmico e do agronegócio com o objetivo de coordenar e estimular o engajamento para a indicação do ex-ministro da Agricultura ao prestigioso prêmio.

Ao longo de sua carreira, Alysson Paolinelli também ocupou o cargo de Secretário de Agricultura de Minas Gerais em três ocasiões, durante as gestões de Rondon Pacheco, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo. Sua contribuição para o setor agrícola e suas conquistas como líder e pesquisador deixam um legado significativo para o desenvolvimento da agricultura no Brasil.

 

Foto: G1.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes). 

Comentários