A partir desta quinta-feira, a cobrança integral dos impostos federais será retomada, resultando em um aumento na tributação total sobre a gasolina. O percentual de tributação sobre a gasolina avançará de 29%, valor atual, para 35,3%. Isso significa que mais de um terço do preço da gasolina será composto por tributos estaduais e federais.
De acordo com informações da Abicom, o aumento na tributação será de R$0,34 por litro para a gasolina e R$0,22 por litro para o etanol. Caso esse aumento seja repassado aos consumidores, o preço desses combustíveis ficará mais alto.
Inicialmente, estava previsto que os tributos federais seriam elevados somente a partir do dia 1º de julho. No entanto, devido à perda de validade de uma Medida Provisória que fixava essa data para o aumento, ocorrida nesta quarta-feira, o aumento dos tributos federais foi antecipado em dois dias.
Entenda o Peso dos Impostos
Segundo o Instituto Combustível Legal (ICL), a carga tributária varia de acordo com os estados, de forma que existem diferenças nos valores.
Essa discrepância ocorre devido à tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um imposto estadual, aplicado sobre o preço do litro de etanol.
No caso da gasolina, é importante ressaltar que o etanol anidro, em uma proporção de 27%, é adicionado à gasolina adquirida pelas refinarias, resultando na composição da gasolina comum que é vendida nos postos de combustível.
Foto: Edição/Rádio Dez
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).