Caderneta de poupança registrou no último semestre a maior valorização em seis anos
Últimas Notícias
Publicado em 28/06/2023

Devido à desaceleração da inflação nos últimos meses, a caderneta de poupança obteve o maior ganho real no primeiro semestre do ano em comparação aos últimos seis anos. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de investimentos Economatica, a poupança apresentou variação positiva durante os seis primeiros meses do ano, algo que não acontecia desde 2017.

 

Durante o período de outubro de 2020 a julho de 2022, a caderneta de poupança apresentou uma sequência de resultados negativos para os poupadores, ao mesmo tempo em que o país enfrentava um aumento nos índices de preços devido à retomada das atividades após a pandemia.

 

Apesar disso, a poupança continua sendo um dos investimentos mais populares no Brasil, conforme o relatório publicado pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que analisa o perfil do investidor brasileiro.

 

No momento, com a taxa Selic em 13,75% ao ano, a poupança recebe remuneração através da taxa referencial (TR), que atualmente está em 0,0828% ao mês (equivalente a 1% ao ano), acrescida de uma taxa fixa de 0,5% ao mês (6,17% ao ano). Quando a Selic fica abaixo de 8,5%, a atualização da poupança é realizada utilizando a TR somada a 70% da taxa básica de juros.

 

 

Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).

Comentários